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NÃO HÁ SOLUÇÃO SIMPLES PARA A SAÚDE PRIVADA


Data: 18/10/2018   Autor: Folha de S. Paulo –17/10/2018

 
 É preciso saber que há diferenças entre plano de saúde e cartão pré-pago para exames e consultas
 
A disrupção —inovação que cria um novo mercado e afeta os negócios de empresas tradicionais— está mudando a vida do consumidor. Aumentou, por exemplo, a concorrência entre táxis e transporte via aplicativos, e ampliou a oferta de hospedagem fora de hotéis. Também cresce em áreas como TV por assinatura e finanças. Mas o maior potencial de impacto talvez seja na saúde, com novidades como cartões de desconto e pré-pagos para exames e consultas. O consumidor, porém, deve saber que há diferenças entre plano de saúde e estes serviços.
 
As maiores despesas na medicina ocorrem com cirurgias e internações, principalmente em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Quem decidir abrir mão do plano de saúde em função dos preços elevados, portanto, terá de poupar para uma situação destas, em que eventualmente necessite desembolsar muito dinheiro ou recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde).
 
Alguns exames mais sofisticados também são caros, mas nada se compara, por exemplo, aos cuidados pós-cirúrgicos de uma traqueostomia (procedimento de abertura da traqueia para facilitar a respiração), a cirurgias de coração aberto e a transplantes.   Deve-se observar, também, que os cartões pré-pagos e de descontos não têm garantias como o Rol de Procedimentos da ANS, agência reguladora da saúde suplementar.
 
O crescimento das vendas destes cartões não decorre somente de dificuldades financeiras dos consumidores, mas também da escassa oferta de planos de saúde individuais ou familiares, especialmente no caso de pessoas idosas.
 
Como a longevidade está aumentando nas últimas décadas, é fundamental fazer poupança desde a juventude para garantir tratamento médico na chamada terceira idade.
 
Nos últimos anos, algumas operadoras têm se dedicado à assistência médico-hospitalar para pessoas com mais de 50 anos. Para reduzir os preços, utilizam uma rede de clínicas, laboratórios e hospitais próprios. O consumidor, neste caso, tem se contentar com estes recursos.
 
Sempre podemos ter fé de que o SUS seja mais bem administrado e que receba mais recursos, a fim de cumprir plenamente seu papel na saúde pública. Mas não há, no horizonte próximo, estimativa de exponencial aumento de dinheiro para a saúde, pois o déficit fiscal do Brasil é gigantesco.
 
Gostaria, sinceramente, de comentar um quadro bem melhor do que este, mas, por enquanto, a única esperança para o futuro é o emprego da inteligência artificial na medicina, unificando dados sobre os pacientes, e os registros sobre doenças e tratamento, a um custo muito mais acessível, como cogita o historiador Yuval Noah Harari, em seu livro “21 lições para o século 21”.
 
Maria Inês Dolci Advogada especialista em direitos do consumidor, foi coordenadora da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).
 
 

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